História, Economia e Cultura do ES

A Casa de Pedra (Jacaraípe - Serra)

Tente idealizar algo diferente dos padrões dos quais estamos acostumados quanto a moradia e estilo de vida; é isto que se pode tentar explicar sobre a iniciativa da Casa de Pedra, algo que desafia. Até aonde vai à criatividade do homem?! Com um cenário que nos faz relembrar um pouco do clássico da Sessão da Tarde na emissora globo, “Lagoa Azul” por apresentar um estilo rústico e atraente.

O projeto teve começo com o artista plástico Neusso Ribeiro Farias, homem simples e despretensioso que como forma de se livrar dos males modernos aderiu uma forma alternativa de viver, como uma espécie de eremita e optou por construir seu próprio lar sozinho. Utilizando-se de materiais brutos como pedras de recifes do balneário, madeira de árvores mortas e outros materiais de refugo (vidros e azulejos), tudo isso em conjunto com inspiração e dois anos de trabalho, resultaram na casa que possui características marcantes e que serão difíceis de esquecer, como as paredes que trazem a atmosfera do mar para dentro da casa criando um ambiente tranquilizante, o chão que é coberto por um tapete de mosaicos que prende a atenção pelos mínimos detalhes e uma enorme árvore no centro da casa que é o que realmente intriga os visitantes.


A casa em si, para o artista é um santuário; já que é lá onde é abrigada a rica coleção de peças que ele deu vida, baseada em formas bem como animais, expressões de sentimentos e outros segredos ocultos na madeira sem vida, criando um retrato de natureza morta nas peças. A mensagem que o artesão tenta passar de forma sutil é a preservação da natureza, por sua matéria prima ter origem da devastação desenfreada produzida pelo ser humano e sua incessante procura de consumir sempre mais sem ter visão do futuro.  



A arte de Neusso ganhou notoriedade e ficou famosa dentro e fora até do país por sua originalidade e coragem; atualmente o espaço onde é a Casa de Pedra abriga somente a galeria de exposição das obras juntamente com outra casa e outros anexos e é uma continuação da exposição.  O local recebe visitações durante o ano todo de instituições de ensino como escolas públicas e faculdades com alunos de cursos de Arte, Arquitetura, Pedagogia e História. O que pode se tirar proveito durante o passeio é também as belas paisagens da praia de Jacaraípe que acompanham a arte e propiciam uma experiência marcante e ainda há a possibilidade de encontrar o escultor e bater um papinho descontraído.



Para aqueles que querem ir para ao local; a Casa de Pedra se encontra no município de Serra na praia de Jacaraípe e pede como entrada um valor simbólico de R$ 3,00; é um ponto que vale muito a pena incluir no roteiro turístico pelo Espírito Santo, e acaba por ampliar bastante nosso conhecimento, por acrescentar que nosso estado não é somente dono de belezas naturais, mas muito mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do Espírito Santo

Texto: Apontando os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do ES, no início da colonização

Senado Romano