Texto: Apontando os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do ES, no início da colonização

Resultado de imagem para vasco fernandes coutinho
Primeiro Donatário da Capitania do ES - Vasco Fernandes Coutinho
Fonte foto: Morro do Moreno
.



Chegada de Vasco Fernandes Coutinho à Capitania do Espírito Santo: feitos e desafios.

O fidalgo português Vasco Fernandes Coutinho chegou à capitania no dia 23 de maio do ano de 1535, aportando seu navio onde hoje é a Prainha em Vila Velha, logo fundou o primeiro povoado, sendo o marco de colonização capixaba. Era a Oitava de Pentecostes, celebração católica, e na qual festeja Pentecostes que é a “vinda do Espírito Santo” e, por isso, deu o nome a nova terra de Espírito Santo, sendo uma homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Vasco Coutinho dividiu a capitania em lotes de terras chamadas sesmarias, para poder inicializar o processo de colonização. No início essas sesmarias foram distribuídas entre os colonizadores que vieram com ele na expedição (cerca de 60 homens), sendo que cada sesmaria deveria ser cultivada para dar início à agricultura e a produtividade da colônia. Durante esse início de colonização, Vasco Fernandes encontrou dificuldades em Vila Velha por causa dos ataques dos índios, sendo persistentes e de difícil derrota. Em setembro de 1551, os portugueses que aqui estavam conseguiram derrotar os indígenas conquistando uma grande vitória. Por causa de tal acontecimento, o local da batalha travada contra os índios passou a se chamar de Vila da Vitória, sendo 8 de setembro de 1551 a fundação da cidade.

Vasco Fernandes Coutinho foi o primeiro donatário e comandante da Capitania por cerca de 25 anos. Além de ter construídos as vilas, edificou igrejas, sendo a primeira igreja, localizada na Prainha de Vila Velha, com o nome de Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Além das igrejas, foram instalados os primeiros engenhos de açúcar na região, mercadoria que foi base da economia por trezentos anos no Brasil colonial.  Em 1551, o padre Afonso Brás fundou o Colégio e Igreja de São Tiago, que atualmente é o Palácio Anchieta, sede do Governo no Estado do Espírito Santo.

Em 1556 chegaram os padres jesuítas e logo fundou-se as localidades de Serra, Nova Almeida e Santa Cruz. Por volta de 1558 chegou o Frei Pedro Palácios e fundou o Convento da Penha, sendo hoje o principal templo religioso no Espírito Santo, bem como um dos santuários mais antigos do Brasil.

Vasco Fernandes Coutinho, com certeza enfrentou muitos obstáculos, pois era uma terra virgem, antes intocada pelos homens brancos, cheios de tarefas a serem cumpridas e até mesmo estabelecidas pela Coroa Portuguesa na Carta Foral, onde se instituía uma legislação a ser adotada na administração da Capitania e das sesmarias. Penso que todo o esforço foi crucial para manter a integridade territorial do ES que só foi modificada mais tarde


 Chegada de Vasco Fernandes Coutinho à Capitania do Espírito Santo - Desenho de Rafael Mantovani
.     
                          

Autor: Rafael Mantovani
4º Período em Licenciatura em História
Faculdade Castelo Branco - Colatina/ES
História do Espírito Santo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do Espírito Santo

Senado Romano