Vasco Fernandes Coutinho

Fonte: Desenho de Alorraine Scarpati



A história do Espirito Santo e rica em personagens marcantes que durante os anos foram protagonistas de inúmeras façanhas. Uma figura importante para o estado foi Vaso Fernandes Coutinho, um fidalgo português que foi presenteado por Dom João III com a decima primeira das quinze capitanias hereditárias nas terras do Brasil, através de um Foral assinado em 1534.
Assim, Vasco Coutinho reuniu cerca de sessenta homens onde em sua maioria eram pessoas que haviam cometido algum tipo de crime e eram considerados “marginais”, dificultando a relação de Vasco com a sua tripulação que não se mostrava disposta a ajuda-lo em seu ambicioso plano de colonização da América. Ao chegar as terras brasileiras, mais precisamente no atual Morro do moreno, Vasco se viu enfrentando uma batalha que levaria a sua volta a Portugal anos depois: a batalha indígena. Os indígenas em geral já eram conhecidos por resistirem a colonização, mas os índios que habitavam o Espirito Santo eram extremamente violentos, fazendo com que Vasco atrasasse o desenvolvimento da colonização.
Apesar das dificuldades, fundou as vilas do Espirito Santo e de Nossa senhora da Vitoria, desenvolveu também a agricultura da cana-de-açúcar e montou engenhos para a produção do açúcar. Poucos anos depois, quase sozinho, Vasco voltou para Portugal em busca de ajuda ou a procura de um sócio para ajudá-lo na conquista da América. Mesmo que ao final, Vasco não obteve sucesso em seus objetivos, sua coragem e determinação sempre serão lembradas no Espirito Santo.




Autora:  Alorraine Scarpati - Licenciatura em História - 4º Período
História do Espírito Santo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do Espírito Santo

Senado Romano

Texto: Apontando os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do ES, no início da colonização