PASSADO E PRESENTE: MUDANÇAS E INFLUENCIAS NOS PADRÕES DE BELEZA DA MULHER

Fonte: Marilyn Monroe em sua casa, 1953. (http://time.com)




Como tudo na vida a nossa história é repleta de mudanças ao longo dos anos, sempre buscamos nos adaptar perante as adversidades da nossa trajetória. Mesmo que muitas civilizações se perderam ao longo dos anos acabaram deixando uma contribuição para nossa sociedade, seja em forma de costumes ou até mesmo invenções que foram aprimoradas até a forma que conhecemos hoje, inclusive nós também sofremos com essas mudanças, por exemplo a mulher que no início dos tempos era vista como um ser sagrado responsável por gerar a vida, acabou se tornando alvo dos desejos do homem passando a ter como função principal saciar os desejos sexuais, fazendo assim do seu corpo que antes era templo da vida agora uma máquina do prazer.
Com essa mudança, a mulher se viu com a necessidade de ser cada vez mais atraente aos olhos da sociedade, e é aí que entram os padrões de beleza. No Egito antigo onde foi inventada a maquiagem as mulheres faziam pinturas semelhantes às usadas por representações da deusa Isis para demonstrarem que sua beleza se assemelhava a beleza dos deuses. Na época do Renascimento, inspiradas pelas pinturas como “O Nascimento de Vênus” de Botticelli, as mulheres passaram a ter o corpo robusto e cabelos compridos, destacando que nessa época a mulher “perfeita’ deveria possuir quadris largos pois essas eram consideradas boas procriadoras. Então, em 1920 temos o ápice da objetificação do corpo feminino com a criação do sex-appeal que era a forma
de explicar a sensualidade no jeito de andar, de falar e até de encarar os homens. Nos chamados Anos Loucos, as mulheres, incorporadas ao mercado de trabalho, adotaram um visual andróeno, com cabelos curtos e seios e quadris disfarçados em vestidos retos. Em 1925, o corte de cabelo curto era usado por uma em cada três mulheres, pois era muito comum as garçonetes da época usaram cabelos curtos e como os homens eram os maiores frequentadores dos bares as mulheres adotaram esse fato as garçonetes tentando assim através do corte de cabelo imita-las de alguma forma para que assim atraíssem a atenção dos homens. Quando Hollywood estreou suas divas com peitos robustos e cinturas minúsculas, houve outra mudança na preferência masculina por mulheres, assim era muito comum que a maioria quisesse ser uma réplica de Marilyn Moron.  A partir dos anos 90, a indústria da moda teve um salto na sua popularidade ao lançar modelos que passavam a imagem de quanto mais magra a mulher, mais bonita e assim permaneceu até os dias atuais.
 Hoje o assunto referente a esses padrões tem um destaque maior devido as discursões que são feitas sobre o tema, movimentos sociais como o feminismo buscam quebrar esse estereótipo de corpo perfeito mostrando que a beleza é algo relativo fazendo com que as mulheres aprendam a amar seus corpos sem se preocupar com o julgamento da sociedade, focando sempre no seu bem-estar. Essa luta contra os padrões não será ganha da noite para o dia, mas aos poucos as mulheres perceberão que não foram feitas para agradar ninguém além de a si mesmas.


Autores:  Alorraine Scarpati - Licenciatura em História - 4º Período
Gabriela Alves - Licenciatura em História - 4º Período
Faculdade Castelo Branco - Colatina/ES 
História Antiga

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do Espírito Santo

Senado Romano

Texto: Apontando os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do ES, no início da colonização