MUQUI

MUQUI
Muqui é um município brasileiro que está localizado no sul do estado do Espírito Santo, na região dos vales e dos cafés a 180 km de distância da capital. Com pouco mais de 14 mil habitantes, a cidade é conhecida pelas manifestações folclóricas, pela arte audiovisual e pela beleza arquitetônica, pois, grande parte dos casarios construídos no começo do século XX, estão muito bem preservados.

A cidade foi fundada em 1902 tornando-se município em 1912 e ao longo do tempo se transformou no grande sítio histórico do estado do Espírito Santo. Em viagem a Muqui, além das antigas estações ferroviárias, os visitantes podem apreciar a principal rua que por toda a sua extensão é acompanhada pela  linha do trem e ainda apreciar a beleza da  Igreja Matriz.
O bom gosto pela música é outro forte que ficou de herança das elites cafeeiras para a cidade. Muqui conta com um riquíssimo acervo de mais de 50 pianos que giram em torno de 80 e 100 anos e a maioria ainda estão em pleno uso. Assim é possível perceber que a população é acostumada a apreciar a música clássica até hoje.
Este ano, o município comemora seu centésimo quinto aniversário e esta é uma boa oportunidade para quem quer conhecer a cidade e ao mesmo tempo se divertir, pois, acontecerá a festa de emancipação nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro. O evento terá como atração a exposição agropecuária e diversas outras apresentações, que irão agradar a todos os públicos.
O município se destaca ainda pela realização de eventos culturais e artísticos, nos quais se destacam: a folia de reis que está na sua 67ª edição; o desfile escolar em comemoração ao dia 7 de setembro que estimula a participação dos jovens; Fecin- Festival de TV e cinema acontecendo pela 6ª vez, que valoriza o contato artístico e o evento cultural. Durante o festival, artistas, realizadores e turistas têm o privilégio de conhecer uma cidade com ares cinematográficos, herança do período áureo dos Barões do Café, com rica arquitetura e manifestações folclóricas preservadas.
Além de se encantar com as antigas construções bem preservadas e que dão beleza à cidade, em um passeio a Muqui, é possível visitar as fazendas históricas que estão abertas ao público, dentre elas: a Fazenda dos Andes, que faz parte do roteiro de agro turismo de Muqui, que englobam propriedades rurais, os quais oferecem boas aventuras, hospedagem com áreas de festa e piscina e produtos de agroindústria e também a Fazenda de Santa Rita.
O sumidouro é um fenômeno natural em que o rio desaparece debaixo de um lajedo de pedra e aparece 800 metros depois no município de Atílio Vivácqua que faz divisa com essa região. Este fenômeno natural atrai aqueles turistas que querem ver que forma isso vai dar.

Por todas essas características, hospitalidade do município e toda a cultura preservada, vale a pena conhecer Muqui, vale a pena conhecer a história do Espírito Santo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do Espírito Santo

Senado Romano

Texto: Apontando os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do ES, no início da colonização