Ética entre o reinado de D. Pedro II com a Proclamação da República

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
FACULDADE CASTELO BRANCO


Ética entre o reinado de D. Pedro II com a Proclamação da República


Existem duas formas de governo clássicas: a monarquia e a república. A monarquia é caracterizada pela autoridade de um rei. Palavras como “hereditário”, “vitalício” e “absolutismo” são bem comuns. Prova de determinada arrogância é a famosa frase “O Estado sou eu”. De tal modo a república é de certa forma oposta, caracterizada pelas palavras “liberdade”, mas podemos observar em nosso histórico político que não existe uma forma ideal de governo, existem governantes comprometidos e os corruptos.
As ações estabelecidas pelos monarcas para os reinos estavam conectadas a população, sendo como prioridade a organização e o posicionamento efetivo de seu reinado. Deste modo, a ética está na busca pela efetividade de todas as ações estabelecidas para a prosperidade do reino. No caso de D. Pedro, independentemente de seu poder absoluto, existia nele um sentimento de patriotismo, gerando assim uma relação sentimental perante o bem comum. Ele tinha um fascínio sincero pelo Brasil, desprezava a escravidão e detestava a indolência, além de ter realizado muitos feitos a favor do povo brasileiro e um olhar atento as questões física territoriais, o que infelizmente não está presente nos governos de hoje.
Apesar de a república afirmar como seus princípios próprios a liberdade de expressão e o direito da população à escolha de seus governantes, há contrapartidas em suas ações, como exemplo as leis utilizadas para benefício de grupos dominantes, usufruindo o bem público para anseios próprios e seus princípios éticos caírem por terra. De tal modo, vemos que a ética da monarquia e república tem elementos próprios, sendo estes diferenciados, mas não melhores uns que os outros. Cada modelo de maneira ou outra carregam princípios éticos, outrora para interesses populacionais como pessoais.

Hizabela Medeiros – 2º Período
Janaína Rocha Meira dos Santos – 4º Período

Licenciatura plena em História – Faculdade Castelo Branco

Novembro de 2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do Espírito Santo

Senado Romano

Texto: Apontando os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do ES, no início da colonização