Dom Pedro II: patriotismo e ética política.

Resultado de imagem
 Dom Pedro II -  Retrato por Mathew Brady, 1876
Fonte: Wikipédia.


Durante o reinado de Dom Pedro II, o Brasil passou por diversas inovações tecnológicas, bem como reformas na política imperial com a consolidação de uma Constituição.
D. Pedro II era patriota e conseguia separar os interesses pessoais da vida pública, fazendo com que seu reinado se tornasse reconhecidamente um dos pontos altos da história do Brasil. O Poder Moderador dava a D. Pedro toda a autoridade, fazendo com que o Brasil fosse inserido em um novo processo de desenvolvimento com forte cunho social e humanitário, criando novas bases para consolidar uma nação mais independente, onde a conduta ética, a honestidade e a liberdade de expressão fossem valores mais respeitados e propagados ao povo.
Nos processos inovadores em que D. Pedro alicerçou no Brasil podemos citar a promoção da educação com a fundação de colégios e auxílios para intelectuais brasileiros estudarem no exterior, vários incentivos à modernização industrial e portuária, à tecnologia do telégrafo e energia elétrica, à construção da maior malha ferroviária da América Latina, etc. Além dos aspectos e econômicos, houve estabilidade política e respeito para com a cidadania. 

Dom Pedro II era engajado em produzir benfeitorias para mudar os quadros nacionais tendo visão das necessidades sociais presentes e também preparou o país para as futuras gerações. Ao analisar o atual cenário político brasileiro, os governantes não propõem uma promoção do desenvolvimento com vista para solucionar os problemas e muito menos garantir as futuras manutenções socioeconômicas. A politicagem brasileira cria “economia de umbigo”, visando os próprios interesses, onde tudo é feito com verbas públicas para beneficiar o “bem incomum”, ou seja, o bem próprio da minoria dos políticos. Hoje entendemos que o Brasil precisa ser conduzido por um novo caminho civilizatório e de sustentabilidade, vencer a famigerada corrupção e a injustiça social, visando reencontrar sua missão dentro no cenário de desenvolvimento mundial. 

Autores: Rafael Mantovani - Licenciatura em História - 4º Período
Paulo Henrique Salvador - 
Licenciatura em História - 2º Período
Faculdade Castelo Branco  - Colatina/ES
História do Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Senado Romano

Os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do Espírito Santo

Texto: Apontando os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do ES, no início da colonização