DOM PEDRO II E A REPÚBLICA DE 1889

Dom Pedro II foi o governante que mais administrou o país. Durante seu trajeto político sempre mostrou certa preocupação com a população e seu desenvolvimento. Assim sendo, contrapondo os objetivos e valores republicanos da República de 1889.
O imperador Pedro II se apresentava como um líder humilde e modesto. Ele custeava seus gastos com seu próprio poder aquisitivo. Ajudou intelectuais próximos a expandirem seus estudos em países europeus, também, tinha respeito com o sistema público e era favorável a liberdade de imprensa. Acerca da escravidão que ainda se mantinha em seu governo, era contrário, porém a mantinha devido a questões políticas.
É de suma importância ressaltar que o imperador alavancou o desenvolvimento econômico nacional, trouxe para o Brasil inovações tecnológicas como: telégrafo, telefone, eletricidade e construiu a maior linha ferroviária da América do Sul.
Dom Pedro II 
Fonte: Wikipedia
Contudo, o monarca alimentava seus interesses em assuntos voltados para a área educacional, especialmente a educação pública. Ao final do mandato, propôs até a criação de um sistema de educação o “Sistema Nacional de Instrução”.
Em contrapartida, o sistema republicano implantado em 1889 e que vigora até os dias atuais é um modo de administração que cria possibilidades de corrupção em todos os três poderes. Sendo esses um controlador do outro, podem ocorrer acordos que beneficiem todas as partes.

Ainda, o partidarismo é um meio onde os poucos fortalecidos economicamente se sobrepõem em relação aos enfraquecidos. É criado um mecanismo chamado financiamento de campanha, prática muito bem aceita por grupos políticos. Na qual, empresas se aliam a esses grupos e os apoiam financeiramente para que se elejam nos cargos políticos oferecidos pela democracia brasileira e logo depois ditam os passos que estes deveriam tomar. Ou seja, um cargo que constitucionalmente deveria ser uma representação do povo brasileiro se torna uma representação do mercado financeiro.

Reunião de deputados federais
Fonte. Portal da Câmara de Deputados 
                                         
Texto escrito por Carlos Eduardo Dumer Ferrari e Vinicios Magioni graduandos do 4º período de Licenciatura em História da Faculdade Castelo Branco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do Espírito Santo

Senado Romano

Texto: Apontando os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do ES, no início da colonização