DESAFIOS ENFRENTADOS POR VASCO FERNANDES COUTINHO FRENTE Á OCUPAÇÃO TERRITORIAL DA CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTO

Vasco Fernandes Coutinho foi um militar oriundo de uma família de fidalgos portugueses, se destacou nas Índias e era reconhecido pela sua bravura. Vasco sempre ocupou cargos de confiança e demostrou maestria nas suas ações. Portanto, em 1534 recebeu de Dom João III uma carta de doação de uma capitania hereditária no Brasil com a obrigação de colonizar e desenvolver algumas atividades que eram impostas pela Coroa Real.
Desse modo, aceitando a concessão Coutinho vende suas propriedades e organiza uma expedição rumo à colônia. Logo, parte de Portugal com um contingente de sessenta pessoas.
Depois de meses à deriva, a expedição dos portugueses chegam a Capitania do Espírito Santo, mais precisamente no Morro do Moreno e são recepcionados com flechadas dos nativos. Diante disso, era possível observar que os problemas só estavam começando entre os dois grupos.

Ilustração de Vasco Fernandes Coutinho
Fonte: Wikipedia


Os portugueses ficaram encurralados ao litoral e tiveram que migrar para a Ilha de Santo Antônio, atual Vitória, onde estariam melhor protegidos.  Vasco construiu fortes, capelas, casas e distribuiu sesmarias. Entretanto, era preciso efetivar a colonização por toda a capitania. Haviam duas saídas, a extração de recursos naturais e a produção de açúcar para exportação. Para tal, o governador retornara a metrópole para conseguir pessoas e investimento. Voltando a capitania, encontou seu território devastado, indígenas fortalecidos e portugueses desmotivados. Tomé de Souza, governador-geral do Brasil, faz esforços para reverter o quadro e fornece armamentos. Assim como, uma missão jesuíta.
Em seus últimos empenhos para manter a capitania Vasco Fernandes Coutinho ficara cercado por indígenas na Ilha de Vitória e teve de ser salvo por seu filho Mem de Sá. Portando, é possível notar que o donatário não conseguiu efetivar sua liderança frente à capitania, ou seja, não conquistou reconhecimento dos nativos. Igualmente, a política brasileira atual está passando por esse processo, onde os objetivos governamentais estão em contraponto aos objetivos sociais e por conta disso está havendo atrito e rejeição aos representantes. Outro ponto, Coutinho não conseguiu desenvolver uma economia consistente, assim como o Brasil do século XXI, que assiste uma enorme crise econômica que atinge os mais afastados do topo da pirâmide social.

Texto escrito por Carlos Eduardo Dumer Ferrari, graduando do curso de licenciatura em História da Faculdade Castelo Branco


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do Espírito Santo

Senado Romano

Texto: Apontando os desafios enfrentados por Vasco Fernandes Coutinho frente à ocupação territorial da Capitania do ES, no início da colonização